Título: Repercussão
Autor: Ricardo Westin
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/01/2006, Vida&, p. A13

Cláudio Hummes Arcebispo de São Paulo "A primeira carta encíclica do papa Bento XVI trata do amor e de sua fonte, que é Deus. Então, nós pedimos que esse amor de Deus se faça presente nessa cidade e que nós saibamos amar uns aos outros.''

Geraldo Majella Agnelo Arcebispo de Salvador "O papa prega que o amor é um ato oblativo, de doação, não uma busca de satisfação pessoal, mas sim de amparo ao próximo, enfim o amor que vem do coração (...) O documento leva o homem de hoje, egoísta e consumista, a refletir como deve ser o seu relacionamento com o próximo (...) A Igreja também quer diferenciar certo tipo de ativismo social e caritativo praticado geralmente pelos políticos que buscam usufruir benefícios pessoais de uma atitude caritativa cristã. A caridade não pode ser motivo de proselitismo visando a arrebatar novos adeptos."

Hans Küng Teólogo suíço "A encíclica esquece questões-chave sobre caridade e justiça na Igreja Católica, como com relação aos casais que usam anticoncepcionais, aos divorciados que voltam a se casar, ao clero protestante e anglicano. Joseph Ratzinger seria um grande papa se, a partir de suas palavras justas e importantes sobre o amor, aceitasse que elas implicam conseqüências valiosas sobre as estruturas da Igreja. Se poderia esperar que além da Congregação Católica Romana da Fé houvesse uma congregação de amor."

Denis Vienot Presidente de Caritas Internationalis "Esperávamos uma encíclica sobre temas como o ecumenismo e o diálogo inter-religioso. Ela constituiu um extraordinário chamamento a comprometer-se com a sociedade. Deus caritas est (Deus é amor) lembra que a Igreja deve lutar pela justiça social."

Luiz Felipe Pondé Filósofo e professor de Teologia e de Ciências da Religião da PUC-SP "É um bom conceito teológico para começar oficialmente um papado. Isso passa uma boa imagem. Falar de amor é falar da preocupação com o outro, é lembrar que Deus tende a ser compreensivo."

Fernando Altemeyer Professor de Teologia da PUC-SP "Acho bonito que o papa tenha feito uma encíclica sobre o amor. Isso é raro. Normalmente as encíclicas são como programas de governo, definem prioridades. Bento XVI escreve com grande fluidez. É um texto até poético."