Título: Pesquisa da CNI mostra que real forte afastou 895 empresas das exportações
Autor: Odail Figueiredo
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/01/2006, Economia & Negócios, p. B5

Entre dezembro de 2004 e novembro do ano passado, 895 empresas deixaram de exportar por causa da valorização do real, que reduziu a competitividade dos produtos brasileiros no mercado externo.

O levantamento consta do boletim Comércio Exterior em Perspectiva, divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Ao deixarem de exportar, observa a CNI, as empresas têm um prejuízo duplo: elas perdem não apenas o investimento realizado com a divulgação de seus produtos mas também os canais de distribuição e os clientes no exterior.

De acordo com a entidade, a situação pode piorar nos próximos meses, já que as perspectivas de investimento em exportações não são boas e muitas empresas estão direcionando o seu foco para o mercado interno. A CNI lembra que uma sondagem que realizou no terceiro trimestre do ano passado mostrou que 75,8% das pequenas e médias empresas e 45,6% das grandes tinham o mercado doméstico como alvo dos investimentos programados para 2006. Os porcentuais eram menores em sondagem semelhante feita em 2004, relativa aos investimentos programados para 2005: 68,3% e 51,4%, respectivamente.

Mesmo fazendo essa avaliação negativa, a CNI acredita que a balança comercial deve praticamente repetir neste ano o bom resultado obtido em 2005.

Segundo a entidade, apesar da queda na rentabilidade, as exportações devem crescer 10%, chegando a US$ 130 bilhões.