Título: Futebol vira 'idioma global'
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/01/2006, Economia & Negócios, p. B7

A quatro meses do início da Copa do Mundo, o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, fez um apelo para que o futebol seja usado como instrumento das metas de desenvolvimento da ONU. Em entrevista no Fórum Econômico Mundial, em Davos, Annan classificou o esporte de "idioma global". O futebol, aliás, será um dos temas principais da reunião de Davos deste ano. Hoje, o Fórum apresenta o seminário "Como uma bola pode mudar o mundo", com a participação de Pelé.

Acompanhado do presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Joseph Blatter, Annan pediu que a ONU observe "o potencial do esporte em seu trabalho cotidiano pelo mundo". "Consideramos o esporte como uma ferramenta de nosso trabalho para atingir as metas de desenvolvimento do milênio", disse ele, referindo-se às metas estabelecidas pela ONU de reduzir a pobreza e erradicar a fome até 2015.

Blatter acrescentou: "Joga-se futebol no Iraque, em Israel e na Palestina. O mundo do futebol não tem fronteiras, não possui religião e não tem raças." Ele lembrou que há no mundo 207 federações nacionais de futebol, esporte que envolve 250 milhões de pessoas (incluindo jogadores, treinadores e árbitros). "Se contarmos as famílias, em todo o planeta há 1 bilhão de pessoas envolvidas direta ou indiretamente com o futebol, um sexto da população mundial."

Por causa do caráter universal do futebol, Blatter disse que se fará "justiça com a África em 2010", e que foi bom escolher a África do Sul para organizar a Copa.