Título: Presidente da Gol diz que Varig pode perder aviões
Autor: Renata Stuani
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/01/2006, Economia & Negócios, p. B14

O presidente da Gol, Constantino de Oliveira Júnior, afirmou ontem a analistas de investimento americanos que a concorrente Varig pode vir a perder 18 aviões cujos contratos de leasing estão para expirar este ano. Ele fez a declaração depois de ser questionado sobre o caso Varig durante a teleconferência Raymond James, em Nova York.

"A Varig tem 18 aviões com contratos de leasing que vão expirar em 2006; provavelmente (as companhias de leasing) vão retomar esses aviões", declarou o empresário.

Oliveira Júnior disse que a Gol tem condições de continuar a ser mais competitiva que a Varig em termos operacionais. Na sua visão, embora esteja em reestruturação, a Varig não apresentou planos de mudanças concretas na sua estrutura operacional. "A Varig não mudou realmente sua estrutura. Ela mantém custos altos e não fala em produtividade ou melhor performance. Ela não tem projeto para ser mais eficiente, por isso podemos manter nossa competitividade em relação a ela", disse. Procurada, a Varig não quis se pronunciar sobre as declarações do concorrente.

Com cinco anos de vida, a Gol conquistou em 2005 a vice-liderança do mercado doméstico, com 27,29% de participação, ultrapassando a Varig (26,71%).

A Gol estima que sua receita líquida este ano ficará em R$ 4,1 bilhões, R$ 1 bilhão a mais do que em 2005. A margem Ebitdar (excluindo arrendamento de aviões) ficará entre 36% e 38%. Em termos de oferta de assentos, a empresa prevê um crescimento de 45%.