Título: Parmalat anuncia venda da Etti para a Assolan
Autor: Renée Pereira
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/01/2006, Economia & Negócios, p. B13

Operação faz parte do plano de recuperação da empresa; valor não foi divulgado

A Parmalat Alimentos anunciou ontem a venda da unidade de atomatados e vegetais Etti para a Assolan, empresa do Grupo Monte Cristalina. A negociação faz parte do plano de recuperação da Parmalat, divulgado em dezembro, e que incluía a venda da Batávia ou da Etti.

O negócio, coordenado pela Íntegra Associados, envolve a venda da única fábrica de atomatados da Parmalat, localizada em Araçatuba, interior de São Paulo, com cerca de 500 funcionários, e de todas as linhas de produtos Etti: molhos prontos, condimentos, doces, legumes em conserva, extratos, polpas e purê.

A venda, no entanto, ainda está sujeita à autorização do Juízo da 1.ª Vara de Falências da Capital. Por isso, o valor da transação somente será informado depois de aprovada a operação. Segundo o presidente do Conselho da Parmalat, Nelson Bastos, o pagamento deverá ser à vista. Uma parte do dinheiro vai para os credores e outra para reforçar o capital de giro dos demais negócios da Parmalat. "Foi uma negociação rápida. Em um mês conseguimos assinar o compromisso de venda."

A possibilidade de venda da participação acionária da Parmalat Alimentos na Batávia, que também vinha sendo cogitada, não pôde ainda ser concluída. Segundo a Íntegra Associados, falta chegar a um entendimento com os acionistas minoritários da Batávia.

Para a Assolan, empresa do setor de higiene e limpeza abrasiva, a aquisição da Etti significa o retorno ao setor de alimentos. Segundo o presidente , Nelson Mello, a intenção é aproveitar a experiência da companhia adquirida na época em que era dona da Arisco para elevar a participação no mercado. Hoje a Etti detém 20% do mercado, mas o objetivo é chegar a 30%, afirmou.

Além disso, a Assolan pretende investir na modernização da fábrica e no plantio de insumos agrícolas. A empresa também planeja fazer uma campanha publicitária para a Etti no segundo semestre.