Título: Lula, um grande desapontamento
Autor: Paulo Sotero
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/01/2006, Nacional, p. A11

Nas páginas finais de seu primeiro livro de memórias Fernando Henrique Cardoso afirma: ¿Ainda não estou certo (¿) se meu governo representou uma nova era ou apenas uma pausa na história do Brasil¿. O ex-presidente atribui o atraso da ¿profundamente injusta sociedade¿ brasileira a uma minoria privilegiada avessa a reformas e a pensar no bem comum.

Guiado pelo olhar de sociólogo, FHC afirma: "Nos anos 90, a conversa sobre o lado bom da inflação era uma lenda urbana da mais alta ordem, igualada em nossa história apenas pela insistência de que o Brasil era uma democracia racial¿. Depois, avalia os dois fenômenos: ¿Não faço essa comparação levianamente. De fato, os dois mitos tinham mais em comum do que se pensa¿.

FHC lembra que o País ainda terá que passar por ¿duras transformações antes de alcançar a verdadeira prosperidade¿. E se define: ¿Estou menos otimista sobre a geração de meus filhos do que a de meus netos¿.

Sobre o sucessor, afirma: ¿Nunca imaginaria o desapontamento que Lula seria como presidente. Sua gestão foi marcada pela incompetência administrativa e por alegações de corrupção em seu círculo mais próximo¿.