Título: Kerry ataca a relação Bush-América Latina
Autor: Fernando Dantas
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/01/2006, Economia & Negócios, p. B6

O senador John Kerry, candidato derrotado do Partido Democrata na eleição presidencial dos Estados Unidos do ano passado, criticou a maneira com que o governo Bush tem tratado a América Latina. Segundo ele, isso tem contribuído para o crescimento do antiamericanismo na região e para o fortalecimento de lideranças políticas como as do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e da Bolívia, Evo Morales.

"Tem havido desatenção com um vizinho próximo e isso teve algumas implicações", disse Kerry a um grupo de jornalistas brasileiros. "As implicações são que em nosso próprio quintal temos um crescente conjunto de percepções equivocadas que estão colaborando para uma maior tensão em nosso relacionamento."

Segundo ele, o governo Bush "tem ignorado oportunidades enormes na América Latina". Kerry acrescentou que "a maneira com que o governo americano lidou com as crises financeiras na Argentina, no Brasil, com a Venezuela e outras coisas foi errada".

John Kerry, que durante 22 anos integrou o Comitê de Relações Exteriores do Congresso americano, não quis comentar a eleição presidencial no Brasil. "Não seria correto me envolver nisso", disse. "Os brasileiros entendem o que se passa em seu país, vão decidir o que acham correto, e a última coisa que precisam é um político americano fazendo avaliações de uma forma imprópria."

Ele defendeu maior empenho do governo americano nas negociações da Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC). "Nós temos muitos problemas inacreditavelmente conflitantes na rodada e não acredito que estamos particularmente engajados", disse. "Os últimos encontros da rodada foram muito decepcionantes.