Título: O axé de Gil esquenta festa brasileira em Davos
Autor: Rolf Kuntz
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/01/2006, Economia & Negócios, p. B5

A festa brasileira em Davos, onde está sendo realizado o Fórum Econômico Mundial, pode não ter sido a mais concorrida da noite de ontem, mas certamente foi a mais animada. O momento mais descolado na gelada vila alpina ocorreu, sem dúvida, no pequeno e encantador Spillzeug Museum, o museu de brinquedos e miniaturas.

Foi lá que o ministro da Cultura, Gilberto Gil, fez um show para uma platéia reduzida, seleta e animadíssima, e que incluía pesos pesados como o presidente do grupo Gerdau, Jorge Gerdau Johannpeter, da Alcoa, Alain Belda, da Petrobrás, Sérgio Gabrielli, o presidente mundial da Nestlé, Peter Brabek, o ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, entre outras estrelas do mundo empresarial e financeiro.

Gil, auxiliado por uma microbanda, interpretou clássicos como Soy Loco por Ti America, Asa Branca, Expresso 2222 e Esperando na Janela. No final, conseguiu que a platéia de engravatados ecoasse, em tom surpreendemente alto, uma longa série de improvisos vocais. Encerrado o show, por volta de 23h30 em Davos, Gil juntou-se ao pequeno público, que bebia caipirinhas e enfileirava-se para tirar fotos ao lado do cantor.

O evento foi promovido pela Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), e deverá ser repetido hoje, no mesmo local ou talvez em algum lugar mais amplo. Há alguns meses, chegou-se a cogitar um show maior de Gil em Davos, mas o plano foi atrapalhado pelas confirmações e desistências do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de vir ao Fórum, que duraram até poucos dias antes do evento, quando ele deu o não final.

Durante a apresentação de Gil, foi possível assistir a cenas pouco comuns, como Gerdau e Meirelles ensaiando alguns pulos tímidos, porém entusiasmados, ao ritmo das canções do compositor baiano. Gabrielli, da Petrobrás, dançava bem mais a vontade, sem maiores inibições. Um dos momentos mais divertidos foi quando Gil dirigiu-se a Meirelles e comentou: "Presidente Meirelles, juro que falei de você. Presta bem atenção no que estou falando - juro". A referência a altíssima taxa de juros brasileira ficou clara para todos e as gargalhadas tomaram conta da pequena sala. Gerdau chegou a acenar para Meirelles com o polegar para baixo, mas emendou com um abraço no presidente do Banco Central, para deixar claro que tudo era em clima de brincadeira.