Título: Marinha conclui outra fase de programa nuclear
Autor: José Maria Tomazela
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/01/2006, Nacional, p. A12

Apesar da falta de recursos, a Marinha acaba de conseguir um avanço significativo no projeto de construção do primeiro submarino nuclear brasileiro. O Centro Tecnológico de São Paulo completou com sucesso a montagem do vaso de pressão e componentes internos do protótipo do reator que vai equipar o submarino.

Os equipamentos, que compõem o Laboratório de Geração de Energia Núcleo-Elétrica (Labgene), estão numa sala improvisada do Centro Experimental Aramar, em Iperó, São Paulo. Falta à Marinha o dinheiro para construir as instalações definitivas. O protótipo, do tipo PWR (reator de água pressurizada), de 50 megawatts térmicos (equivalentes a 11 mw elétricos), é o primeiro reator de potência totalmente construído no País. É dotado de um circuito primário, que inclui o vaso do reator, e de um circuito secundário, que completa o sistema de propulsão. Na revista Economia & Energia, de janeiro, o capitão-de-mar-e-guerra da reserva da Marinha, Leonan dos Santos Guimarães, afirma que o domínio dessa tecnologia, além de possibilitar a construção de embarcações navais de propulsão nuclear, torna o Brasil capaz de construir centrais nucleares de pequena e média potência que atendam às necessidades da matriz energética brasileira nas próximas décadas.

O avanço é comparado ao obtido em 1987, quando o então presidente José Sarney anunciou o domínio do ciclo do combustível nuclear, através do enriquecimento de urânio pelo processo de ultracentrifugação.