Título: Polícia mata 2 e prende seqüestrador de 60 anos
Autor: Camilla Rigi
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/01/2006, Metrópole, p. C1

A Secretaria da Segurança Pública divulgou ontem mais um caso de seqüestro, crime que registrou maior índice de aumento no Estado. O seqüestro foi articulado por um homem de 60 anos, fato que surpreendeu a própria polícia. Na maioria dos casos, os seqüestradores têm, em média, 25 anos.

A vítima, um comerciante de 72 anos, passou 18 dias sendo agredida pelos criminosos no cativeiro. No momento da libertação, dois bandidos foram mortos pela polícia. Outros 2 foram presos e 6 são procurados.

O comerciante libanês E.L.E., de 72 anos, foi seqüestrado às 18h30 do dia 11, quando saía de sua loja no Brás, região central. No mesmo dia, os bandidos ligaram para a família e exigiram R$ 1 milhão de resgate. Avisaram que, se a polícia fosse acionada, a vítima morreria.

Somente no dia 17, a Divisão Anti-Seqüestro (DAS) foi acionada pela família. Anteontem, durante as investigações, prendeu um ex-prestador de serviços para a empresa da vítima, o eletricista Luis Fernando Carvalho, de 60 anos. Ele não tinha passagens pela polícia. "É impressionante que um homem decida cometer um crime hediondo aos 60 anos", disse o diretor do Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (Deic), Godofredo Bittencourt.

Após a prisão de Carvalho, a DAS chegou ao cativeiro, na Rua Benjamim José Antônio, na zona sul. "Os bandidos iniciaram um tiroteio. Acabaram mortos", descreveu o diretor da DAS, Wagner Giudice. Nenhum policial foi ferido. O empresário foi encontrado debilitado e com escoriações.