Título: Comissão vai apurar contas da Usiminas
Autor: Julio Cesar Lima
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/01/2006, Nacional, p. A7

A Usiminas entrou definitivamente na pauta da CPI dos Correios. O relator da comissão, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), afirmou ontem, em Curitiba, que a comissão parlamentar já solicitou os documentos contábeis da empresa para checar a movimentação financeira.

De acordo com Serraglio, é possível que muitos recursos tenham sido destinados a empresas do publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza, apontado como operador do mensalão, o que poderia indicar mais um caminho nas investigações. "Alguns deputados afirmaram que receberam recursos da Usiminas, ao mesmo tempo a empresa nega. Então vamos cruzar os dados para saber a quem foi mandado o dinheiro e onde ele foi parar", declarou o relator.

A Usiminas é o maior complexo siderúrgico de aços planos da América Latina e um dos 20 maiores do mundo. Um dos indicativos de que o dinheiro teria passado pelo "sistema Marcos Valério" é o fato de os deputados Romeu Queiroz (PTB-MG), Roberto Brant (PFL-MG) e João Magno (PT-MG)terem afirmado à CPI dos Correios que receberam dinheiro da empresa.

URGÊNCIA

"Pedimos urgência na liberação dessa documentação", afirmou Serraglio. "Queremos saber o movimento contábil desde os últimos cinco anos."

Ele aproveitou para rebater as críticas de que estaria sofrendo pressões para poupar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não incluindo seu nome no relatório da CPI.

"O presidente é citado sim, mas em uma situação próxima da omissão, pois ele soube das denúncias através do ex-deputado Roberto Jefferson", observou o relator. "A partir daí não sabemos o que foi feito. Onde ele foi ou não omisso."

A CPI dos Correios deve manter seu calendário de convocações para a semana, mas não terá condições de investigar as transações de Furnas. "Seriam necessárias mais 171 assinaturas para que tivéssemos condições jurídicas de iniciar outra investigação", concluiu Serraglio.