Título: Promotor pede prisão de seis líderes do MST por depredação
Autor: Mônica Bernardes
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/01/2006, Nacional, p. A9

A Polícia Civil e o Ministério Público de Pernambuco pediram ontem a prisão de seis líderes do Movimento dos Sem-Terra (MST) por causa da invasão da Usina Estreliana e da depredação de máquinas e da lavoura de cana da propriedade. Jaime Amorim, que também integra a direção nacional do MST, está entre os acusados pela ação, ocorrida em novembro, no município de Gameleira, na Zona da Mata Sul de Pernambuco.

O pedido de prisão foi feito pelo delegado regional de Palmares, Antônio Câmara, e endossado pelo promotor Hipólito Guedes. A decisão caberá ao juiz-substituto de Gameleira, Antônio Carlos dos Santos, que deverá se pronunciar hoje.

DÍVIDAS

A agência do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) em Eunápolis, a 644 quilômetros de Salvador, foi ocupada na manhã de ontem por cem integrantes do MST do Assentamento Chico Mendes. Eles reivindicam a rolagem de dívidas do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf). O grupo chegou por volta das 9h30, impedindo a entrada dos clientes. Depois de muita negociação, o gerente da agência convenceu os manifestantes a saírem, no início da tarde.