Título: Emissoras negam definição de padrão para TV digital
Autor: Gerusa Marques
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/01/2006, Economia & Negócios, p. B9

Associação desmente informação do ministro Hélio Costa sobre preferência pelo modelo japonês

Ao contrário do que sugeriu na semana passada o ministro das Comunicações, Hélio Costa, nem todas as emissoras de televisão do Brasil preferem o padrão japonês de TV digital. Em nota divulgada em seu site na internet, a Associação Brasileira da Radiodifusores (Abra), formada pela Bandeirantes, SBT e Rede TV!, nega a preferência pelo sistema japonês e afirma que elas ainda não fizeram sua escolha sobre o padrão de TV digital.

O vice-presidente da Associação, Frederico Nogueira, que também é diretor da Band, diz que as três empresas apenas indicaram, em documento apresentado ao governo na semana passada, o sistema de modulação BST-COFDM (usado no padrão japonês) como o mais adequado.

Esse sistema seria o único, neste momento, que possibilitaria a portabilidade e mobilidade, permitindo recepção de imagens por um televisor em movimento, como em um ônibus.

Essa indicação, segunda Nogueira, não significa necessariamente adesão ao sistema japonês. ¿A Abra não reconhece e desautoriza qualquer afirmação em contrário, ressaltando tratar-se de mera especulação, fruto da má-fé de pessoas interessadas em defender interesses próprios¿, diz a nota. Na segunda-feira, o presidente do Forum ATSC, representante do padrão americano de TV digital, Robert Graves, disse que a Globo é a principal interessada na adoção do padrão japonês e as demais emissoras estão mais abertas à negociação.

A Abra diz ainda que, em documento entregue ao governo, assinado também pela Globo, Record, Rede Vida, Rede Mulher e TV Cultura, foi sugerido que o Brasil faça opção por tecnologias já utilizadas em mercados ¿suficientemente grandes¿, para garantir economia de escala e contínua redução de preço dos equipamentos. ¿Por esse critério, o sistema japonês não seria o melhor.¿

Os detentores dos três padrões já estão se mobilizando para negociar com o governo brasileiro eventuais contrapartidas comerciais. Na próxima semana, estará no Brasil a comissária européia para Sociedade da Informação e Mídia, Viviane Reding. Na quarta-feira, ela se encontra com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para defender o padrão europeu. Na segunda-feira passada, foi a vez dos americanos. Espera-se a visita dos japoneses, mas ainda não há confirmação de data.

Na terça feira, às 11 horas, Hélio Costa participa de audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara sobre o assunto. Os deputados querem modificar o cronograma do governo e adiar a escolha, de fevereiro para junho. No mesmo dia, às 15 horas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reúne-se com ministros para retomar a discussão do tema.