Título: 'Tenho vergonha dos EUA', confessa Angelina Jolie
Autor: Rolf Kuntz
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/01/2006, Economia & Negócio, p. B4

Atriz-militante pede que políticos e empresários prestem atenção no que realmente importa

A atriz-militante americana Angelina Jolie, embaixadora do Fundo das ONU para a Infância (Unicef), admitiu ontem ter vergonha de ser americana. "Estou completamento envergonhada" com o fato de os Estados Unidos não terem ratificado a Convenção da ONU sobre os direitos das crianças. O país assinou o tratado em 1995, mas ainda não o ratificou. "Como americana, acho que é algo horrível. O Congresso deveria ratificá-lo. Se nos preocupamos realmente com as crianças, como nos atrevemos a não ratificar", disse Angelina numa conferência com empresários e políticos.

No encontro, que atraiu um grande público interessado em ver a estrela hollywoodiana, ela teve de passar um pito na platéia para que todos se focassem nas questões que realmente importam. "Se pudesse pedir alguma coisa a todos nesta sala, me incluindo também, seria para que nos focássemos nos assuntos principais." Ela citou alguns: "Acompanhar o que se passa em Darfur (região do Sudão), ver o que está acontecendo nos campos de refugiados, no Nepal, no Afeganistão."

Angelina já visitou vários campos de refugiados, chamando a atenção do mundo para o drama das crianças nesses locais. "Elas têm direito à educação, têm direito a um abrigo, isso se tornou muito importante para mim."