Título: Brasileiros e argentinos tentam acordo hoje em Buenos Aires
Autor: Nilson Brandão Junior
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/01/2006, Economia & Negócios, p. B6

As negociações para a adoção de salvaguardas exigidas pela Argentina chegam ao fim do prazo, que termina hoje, com um impasse em pontos do acordo e o setor privado brasileiro está impaciente com o desfecho dos entendimentos. Hoje, autoridades dos dois países voltam a se reunir, em Buenos Aires, para tentar a um acerto final.

No fim de novembro, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Néstor Kirchner haviam determinado que o assunto fosse concluído até hoje. Uma fonte que acompanha as negociações, contudo, indica que os argentinos estão pouco flexíveis em aceitar alguns limites ao mecanismo de proteção que pleiteiam, chamado Cláusula de Adaptação Econômica, e que seria acionado caso as exportações brasileiras gerassem dano aos produtores locais.

O governo brasileiro quer, por exemplo, que fique claramente definido que não haverá desvio de comércio caso a medida seja adotada, ou seja, que países fora do bloco regional passem a suprir as quantidades que o Brasil deixará de exportar. Além disso, o País quer mais prazo, além dos 30 dias de consulta, para se defender ou até mesmo para que os setores privados dos dois países possam chegar a um acordo, antes da efetivação da medida.