Título: Brasil lançará dois foguetes de sondagem ainda este ano
Autor: Ernesto Batista
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/01/2006, Vida&, p. A22

Serão as primeiras missões do tipo desde 2004; uma delas está prevista para setembro, com um VSB-30

O Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (Deped) da Força Aérea Brasileira confirmou que o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), a 22 km de São Luís, realizará dois lançamentos de foguetes de sondagem neste ano. Essas serão as primeiras missões desde 2004, quando os militares lançaram o primeiro protótipo do foguete VSB-30, e marcam a retomada do programa brasileiro de desenvolvimento de foguetes. Desde o fim dos anos 90 o Deped não planejava tantas missões com foguetes brasileiros para o CLA em um único ano.

A primeira missão está prevista para setembro e servirá como o terceiro teste do foguete de sondagem VSB-30 (o segundo aconteceu no ano passado, em um centro de lançamento norueguês). Essa missão foi batizada de Operação Cumã II.

O segundo lançamento ainda não tem data. De acordo com o tenente-brigadeiro Carlos Augusto Leal Veloso, diretor do Deped, para a segunda missão de 2006 será possível usar um VS-40, um VS-30 ou um outro VSB-30. Os três são movidos a combustível sólido.

OS MODELOS

O primeiro modelo é um foguete de sondagem que leva grandes cargas e foi desenvolvido para testar o motor S-40, que equipa o primeiro estágio do veículo de lançamento de satélites brasileiro VLS-1.

Já o VS-30 foi planejado para ser o foguete padrão do programa espacial brasileiro no fim dos anos 90 e é apontado como o modelo de maior sucesso projetado e fabricado no País. Ele já foi lançado dos dois centros brasileiros em operação - Alcântara e Barreira do Inferno, em Natal.

O terceiro modelo, o VSB-30, é um desenvolvimento do VS-30. Com novo motor, tem maior capacidade de carga. Segundo Veloso, ele está sendo negociado com a Agência Espacial Européia (ESA).

Para as duas missões, não será preciso reconstruir nada, porque a torre universal média, usada para lançar veículos de sondagem, não foi afetada pelo acidente com a torre móvel de integração do VLS-1, em agosto de 2003.