Título: Presidente da Petrobrás diz que negocia com Bolívia
Autor: Lourival Sant'Anna
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/01/2006, Internacional, p. A20

Uma equipe da Petrobrás está começando negociações com o governo boliviano sobre a nova regulação do setor de petróleo e gás, informou ontem o presidente da estatal brasileira, José Sérgio Gabrielli Azevedo. O governo do presidente Evo Morales deve regulamentar a Lei de Hidrocarbonetos (gás e petróleo) aprovada no ano passado, disse o executivo. "Somos a maior empresa do país e é evidente que vamos interagir com a Bolívia", acrescentou. No dia anterior, o novo presidente da Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB), Jorge Alvarado, havia anunciado a estatização de refinarias e o noticiário das agencias mencionou duas da Petrobrás.

Segundo Gabrielli, nenhuma decisão desse tipo havia sido tomada até ontem pelas autoridades bolivianas, que ainda têm de regulamentar a nova lei. A Petrobrás tem um plano de investimento de US$ 1,4 bilhão num complexo gás-químico na Bolívia, com participação de empresas privadas.

Investimentos de igual valor estão programados para os EUA, onde a empresa planeja dedicar-se à exploração de petróleo tanto em águas rasas quanto em águas profundas.