Título: Ex-assessora de Palocci vai para equipe de Roriz
Autor: Rosa Costa
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/01/2006, Nacional, p. A10

Isabel Bordini, acusada de superfaturar serviço de varrição em Ribeirão Preto, será transferida

Acusada de pressionar servidores da prefeitura de Ribeirão Preto a liberar planilhas de varrição com medições superfaturadas, para favorecer a empresa Leão Leão, a ex-superintendente do Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (Daerp) Isabel Bordini ocupa, desde a última quarta-feira, cargo de confiança na Companhia de Saneamento Ambiental de Brasília (Caesb).

Sua transferência, segundo informa o Diário Oficial de Ribeirão Preto, ocorrerá no "período de 25 de janeiro a 31 de dezembro de 2006, com prejuízo dos vencimentos e sem prejuízo das demais vantagens".

Isabel Bordini foi superintendente do Daerp entre 2001 e 2004. O órgão gerenciava os dois contratos de limpeza pública com a Leão Leão. A empresa foi acusada de pagar propina de R$ 50 mil para supostamente abastecer o caixa 2 do PT, conforme denunciou Rogério Buratti, ex-secretário da prefeitura na gestão de Antonio Palocci e ex-gerente da empresa. No depoimento à CPI dos Bingos, anteontem, o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, defendeu Isabel, dizendo que "confiava na sua integridade". Já na Polícia Civil e no Ministério Público de Ribeirão, a ex-superintendente aparece como intermediária de um esquema que causou prejuízo de milhões à cidade. Foi denunciada no depoimento de 11 antigos e atuais funcionário da Daerp. Eles disseram ter recebidos ordens de Isabel para fraudar as medições.

Os 4 quilômetros de área a ser varrida no Parque Municipal, por exemplo, apareciam na planilha da Leão Leão foram esticados para 48 quilômetros. Quando questionada pelo engenheiro Mauro Pereira Júnior, que também depôs na polícia e no Ministério Público, Isabel disse que tinha "ordens superiores" para superfaturar as medições. Ela nega as acusações.

Seu marido, Donizetti Rosa, é presidente do PT de Ribeirão Preto e homem de confiança de Palocci. Tido como um dos integrantes mais ativos da "República de Ribeirão", foi indicado por Palocci como diretor do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Donizetti substituiu Buratti na secretária de governo de Ribeirão Preto. Ele já depôs na CPI. Isabel foi convocada, mas falta marcar a data. Para que o depoimento não demore, o senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) vai pedir sua reconvocação na próxima semana.