Título: Agora, Serraglio diz que citará Lula, Aldo e João Paulo
Autor: Eugênia Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/01/2006, Nacional, p. A10

Justificativa é que presidente sabia do mensalão, mas relator afirma que não vai responsabilizá-lo por desvio

O relator da CPI dos Correios, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), anunciou ontem que vai citar, em seu relatório final, os nomes do presidente da Câmara, deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), e do ex-presidente João Paulo Cunha (PT-SP) como conhecedores do esquema do mensalão. Serraglio decidiu ampliar o seu relatório em reação à pressão de aliados do Palácio do Planalto para que ele retire do texto final o nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Serraglio garantiu ontem que vai manter o nome de Lula no relatório final, que será apresentado em março.

"O presidente Lula se aproximou da negligência e, portanto, ele vai ser referido no relatório. O fato é que o presidente foi avisado sobre o mensalão em duas oportunidades pelo ex-deputado Roberto Jefferson. Não tem como esconder isso; não tem motivo para omitir isso do relatório final", afirmou ontem Serraglio. Ele observou, no entanto, que não pretende responsabilizar Lula pelo esquema do mensalão.

"Se o presidente está próximo da negligência significa que eu ainda não estou considerando responsabilizá-lo", completou o deputado.

Na avaliação de Serraglio, os partidos de oposição decidiram blindar o presidente Lula logo no início da CPI dos Correios. "Houve um determinado momento em que os partidos de oposição refletiram sobre a conveniência ou não de provocarem algo mais contundente contra o presidente Lula. Isso é um juízo político; é um juízo de conveniência e oportunidade. Não de justiça", disse o relator. Para ele, o presidente fez "o que lhe competia": repassar a responsabilidade para "a instância seguinte", que no caso era o então ministro da Articulação Política, Aldo Rebelo.

Osmar Serraglio explicou que o nome de Aldo Rebelo irá constar no relatório final da CPI dos Correios porque o presidente Lula avisou, segundo depoimento de Roberto Jefferson, o seu então ministro sobre o esquema do mensalão. "No relatório vai constar que o presidente Lula tomou ciência do mensalão através do deputado Roberto Jefferson e que ele (Lula) passou essa responsabilidade ao ministro Aldo Rebelo", disse o relator. Assim como o presidente da República, Aldo Rebelo não será responsabilizado no relatório da CPI dos Correios.

Já o nome de João Paulo Cunha será incluído porque o petista chegou a abrir uma sindicância quando era presidente da Câmara para apurar a denúncia do mensalão. "João Paulo e Aldo são pessoas que na seqüência do presidente Lula tomaram conhecimento da existência do mensalão", disse o relator. João Paulo Cunha foi um dos 18 deputados citados no relatório parcial da CPI dos Correios por suposto envolvimento no escândalo do mensalão. A mulher do petista, Márcia, sacou R$ 50 mil de conta de Valério na agência do Banco Rural de Brasília. O Conselho de Ética e da Câmara analisa o pedido de cassação de João Paulo.