Título: Liberação de alianças não fortalece Lula, avalia PSDB
Autor: Thiago Velloso
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/01/2006, Nacional, p. A6

O alto comando do PSDB avalia que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva errou de estratégia ao apoiar a queda da verticalização, que limitava alianças nos Estados ao modelo fechado na chapa presidencial. Reunidos na quinta-feira para avaliar o cenário político, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o governador de Minas, Aécio Neves, e o presidente do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), concluíram que a liberdade de coligação nas eleições estaduais beneficia o PSDB e isolará o PT.

A reunião também teve o propósito de mostrar que o comando do PSDB não permitirá divisões internas por conta da disputa entre o prefeito José Serra e governador Geraldo Alckmin pela candidatura à Presidência.

"É importante que os mais próximos de Serra e Alckmin percebam que os adversários estão do lado de fora e os mais apaixonados tenham muita cautela e responsabilidade", advertiu Aécio, ao salientar que desqualificar um candidato ou outro só interessa aos adversários do PSDB. Ele, FHC e Tasso disseram que vão trabalhar para que nenhum tucano tente antecipar a escolha do partido, que deve ocorrer no fim de março.

Os três também criticaram o fato de a bancada tucana na Câmara ter participado da pesquisa publicada pelo Estado, em que 52% se declararam favoráveis à candidatura Alckmin. "Foi um erro ter deixado a bancada mostrar essa divisão", comentou Fernando Henrique.

No caso da verticalização, Tasso, FHC e Aécio sempre consideraram que o cenário de aliança entre PT e PMDB no primeiro turno seria prejudicial à candidatura do PSDB. Para a cúpula tucana, ter um peemedebista na disputa é a garantia de segundo turno e ajuda o PSDB, que confia no desempenho de seu candidato. A ordem, agora, é esperar que o PMDB faça sua escolha, para só então definir o candidato tucano. Para os três, será ruim para Alckmin se o ex-governador Anthony Garotinho for o candidato do PMDB, já que as pesquisas mostram que estão empatados. A conclusão pragmática é que, a menos que Alckmin cresça nas pesquisas, o PSDB irá de Serra.