Título: TV do Hamas influenciou votação
Autor: Expedito Filho
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/02/2006, Internacional, p. A9

Muito pode ser dito para explicar porque a Fatah, um partido secular, perdeu as eleições para o Hamas, um movimento de resistência islâmica. Alguns asseguram que foi a corrupção que acabou levando a Fatah à derrota. Outros garantem que a vitória do Hamas é fruto do assistencialismo nas áreas de saúde e educação.

Há uma outra versão mais singela. Foi Deus, ou melhor, a mudança pela fé no Islã que levou milhares de palestinos a encontrarem no Hamas a solução para seus vários problemas de governo. Incompreensível no Ocidente, mas muito possível no Oriente Médio, foi a pregação e defesa dos preceitos do islamismo, pelo canal 62 - que transmite os sinais da Al-Aqsa Vision TV, de propriedade do Hamas - o fator decisivo na eleição palestina. Pelo menos é o que diz Fathi Hammad, de 45 anos, diretor da TV, cujo local de funcionamento não é aberto ao público. A TV tem só 5 câmeras e 20 funcionários, sendo que a metade trabalha como voluntária

Hammad comandou toda a propaganda dos candidatos do Hamas e diz que a preocupação maior durante toda a campanha foi o convencimento da fé em Deus. "Quando falamos sobre a necessidade de acreditar em Deus, o povo entendeu e passou a gostar mais do Hamas", disse. Embora fosse um desejo antigo, a TV surgiu pouco antes das eleições e abriu espaço até para os candidatos independentes, desde que defendessem a fé em Deus.

Não há nenhuma pesquisa de opinião que confirme a tese de que foi a pregação da fé que atraiu milhares de votos para o Hamas. Mesmo que existisse, não seria confiável. As de bocas-de-urna, na semana passada, previam a vitória da Fatah. É fato que a fé é um traço da identidade palestina. E a Fatah, a derrotada nas urnas, orgulha-se de ser laica. Mas também é certo que a Fatah tem fama de corrupta e ineficiente.