Título: 'Não tem jeito de chutar para fora'
Autor: Isabel Sobral e Gerusa Marques
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/02/2006, Economia & Negócios, p. B5

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, assegurou ontem aos senadores da Comissão de Educação do Senado, onde participou de debate sobre TV Digital, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará um "gol de placa" na escolha do padrão de televisão digital a ser usado no País.

"Não tem jeito de chutar para fora", garantiu o ministro, respondendo ao senador José Jorge (PFL-PE).

Terça-feira, Costa havia dito na Câmara que havia colocado "a bola na marca do pênalti", e que o presidente teria três opções: ou chutaria e faria um gol de placa, ou chutaria devagar e faria um gol "de mansinho", ou chutaria para fora.

Ontem, Jorge quis saber se ele estava se referindo aos três padrões em estudo (o japonês, o europeu e o americano) e se havia a possibilidade de o presidente fazer uma má escolha e chutar para fora.

Costa não confirmou nem desmentiu, favorecido pelo fato que os senadores fizeram várias perguntas que foram respondidas em bloco.

Ele, porém, prosseguiu em analogias futebolísticas ao assegurar ao senador que Lula não tomaria uma decisão equivocada. "Vou modificar um pouco as regras do futebol. Já que eu coloquei a bola na marca do pênalti, vou diminuir a distância e, em vez de 11 metros, vou botar a 2 metros da linha debaixo da trave. Aí, o presidente não tem jeito de chutar para fora. Nem querendo ele não consegue chutar para fora. Não tem jeito."

Questionado ao final da sessão sobre a que se referia quando falou em encurtar a distância entre a bola e a trave, Costa explicou que se referia ao fornecimento do máximo possível de informações técnicas para embasar a decisão do presidente.

Segundo Costa, a partir de amanhã, o presidente Lula já terá condições de tomar uma decisão sobre que padrão de TV digital o País deverá adotar.

Até lá, segundo Hélio Costa, o governo já terá conversado com os detentores dos três padrões em estudo para saber das contrapartidas comerciais que eles oferecem.

"Quem decide é o presidente. Não sei se ele vai decidir durante o fim de semana, ou semana que vem. Mas acho que, a partir de sexta-feira, estará em condições de tomar a decisão", afirmou o ministro.