Título: Bolívia promete aumentar preços esta semana
Autor: Leonardo Goy
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/02/2006, Economia & Negócios, p. B7

O novo governo da Bolívia espera elevar esta semana o preço do gás natural para o Brasil e a Argentina, dois de seus clientes-chave. O governo também deve renegociar nos próximos seis meses seus contratos com multinacionais que controlam a produção de gás, disse Jorge Alvarado, presidente da estatal Yacimientos Petroleros Fiscales de Bolívia (YPFB).

Alvarado é o responsável pela fixação dos novos preços do gás com Brasil e Argentina, que atualmente pagam entre US$ 3,18 e US$ 3,25 por mil pés cúbicos do produto boliviano. Os preços no mercado dos EUA hoje são quase o triplo disso, segundo o Departamento de Energia americano.

"Estamos trabalhando na questão dos preços", disse Alvarado. "Até o fim da semana teremos o valor definido, pelo menos no que diz respeito aos contratos com Argentina e Brasil", acrescentou.

Evo Morales, que assumiu recentemente a presidência da Bolívia, prometeu obter mais lucros com as reservas de gás natural do país, que são a segunda maior da América do Sul depois das da Venezuela.