Título: Para Unica, pronunciamento de Bush é histórico
Autor: Kelly Lima
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/02/2006, Economia & Negócios, p. B6

O presidente da União da Agroindústria Canavieira (Unica), Eduardo Pereira de Carvalho, disse ontem que o discurso do presidente George W. Bush sobre investimentos para produção de etanol celulósico em larga escala nos Estados Unidos pode ser considerado histórico.

Segundo Carvalho, o Brasil, líder mundial em produção de álcool a partir de cana-de-açúcar, terá uma importância geopolítica ampliada com a disposição de o governo americano em desenvolver uma nova plataforma de produção de combustível, agora renovável, para substituir a demanda de petróleo. "A entrada dos Estados Unidos neste negócio cria definitivamente um mercado global para o álcool, não haverá um mercado mundial enquanto poucos países produzirem etanol", diz Carvalho.

A Unica garante que o Brasil está à frente na produção de etanol a partir de material celulósico. Líder na produção de álcool a partir do caldo da cana, o Brasil já dispõe de tecnologia para produção de etanol com a fibra da cana. A Dedini, indústria de bens de capital instalada em Piracicaba, no interior de São Paulo, já tem desenvolvida uma tecnologia para produção de álcool a partir do bagaço de cana. A tecnologia tem participação do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) e chama-se tecnologia de hidrólise rápida.