Título: OMC reforça dúvidas sobre transmissão
Autor: Herton Escobar
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/02/2006, Vida&, p. A15

A Organização Mundial da Saúde (OMC) disse ontem que a morte de uma moça iraquiana atribuída à gripe aviária mostrou o quão pouco se sabe sobre a doença. Os testes realizados por um laboratório britânico confirmaram que a adolescente morreu de gripe aviária, como já informado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

"Essa morte enfatizou como a forma de disseminação do vírus entre aves domésticas é pouco conhecida. Antes, a presença do H5N1 em aves domésticas era desconhecida no Iraque", disse o diretor-geral da OMS, Lee Jong-Wook, numa entrevista coletiva durante visita à capital da Turquia, Ancara. "Da mesma forma, quase não houve um aviso prévio da infecção em aves domésticas na região leste da Turquia."

No mês passado, quatro crianças morreram na Turquia em decorrência da gripe aviária. Havia poucos indícios da existência do vírus entre as aves na região leste do país afetada antes da morte da primeira vítima humana, em 1.º de janeiro. O H5N1 já matou 86 pessoas - com 161 casos já confirmados - no mundo desde 2003, a maioria no sudeste da Ásia e na China.