Título: PT processa FHC e tucanos reagem reafirmando que rivais roubam
Autor: Denise MadueñoEugênia Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/02/2006, Nacional, p. A4

Subiu ainda mais o tom da guerra pré-eleitoral entre PSDB e PT. Irritado com os ataques do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), anunciou que entrará amanhã com ação judicial contra ele na Justiça comum de São Paulo por ofensa à honra dos petistas e difamação do partido. Em entrevista à revista IstoÉ, o ex-presidente afirmou que "a ética do PT é roubar", que o partido "obteve lealdades em troca de dinheiro" e quer "manter a sua pureza atolado no lamaçal formado por seus aliados". Disse também que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "é omisso com a corrupção".

"A entrevista é claramente de uma pessoa destemperada, que procura com as declarações recuperar a credibilidade perdida", criticou Berzoini. Para o petista, Fernando Henrique está em campanha para a Presidência. "Ele tem dado demonstração de uma excessiva inveja do presidente Lula", afirmou o petista. "Ficar em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto, muito distante de Lula, deve magoar a vaidade do ex-presidente."

DESAFIO

Pouco depois que o PT anunciou a ação, os tucanos reagiram. Em nota, a liderança do PSDB no Senado desafiou o PT a provar que Fernando Henrique não disse a verdade. "O deputado Berzoini está desafiado a iniciar o processo. Está desafiado a provar que o ex-presidente não disse a verdade. Desafiado, portanto, a desmontar a fartura de dados e documentos já colhidos pelas comissões parlamentares de inquérito confirmando que a corrupção que envolve o governo Lula e o PT tinha organicidade e caráter sistêmico", diz a nota distribuída pelo líder Arthur Virgílio (PSDB-AM).

Antes de divulgar o texto, Virgílio subiu à tribuna do Senado para dar uma resposta a Berzoini. "O governo patrocinou a mais sistêmica e endêmica corrupção da história do País. Foi um verdadeiro esquema de máfia, e o silêncio está sendo pago a peso de ouro", disse o tucano. "O chefe do Delúbio é o Lula."

O secretário-geral do partido, deputado Eduardo Paes (PSDB-RJ), disse que o ex-presidente foi "modesto e cortês" nas palavras. "Já está provado que Delúbio montou uma rede de corrupção, com conivência de toda a liderança do PT, junto ao governo", disse Paes. "Que o PT é o partido dos mensaleiros todo mundo sabe. E que montou uma quadrilha para operar em paralelo, também." E partiu para o ataque direto a Berzoini. "No Ministério da Previdência, foi para matar velhinhos, no Ministério do Trabalho, para roubar, e na presidência do PT, para acobertar delinqüentes", afirmou Paes, referindo-se às passagens de Berzoini no governo.

Paes afirmou que foi o atual presidente do PT quem nomeou o ex-secretário-executivo do Ministério do Trabalho Alencar Ferreira, demitido na semana passada por suspeita de irregularidades no setor de informática. Alencar, no entanto, afirma que pediu demissão.

O presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP), também entrou no fogo cruzado. "Sempre achei que Fernando Henrique, estando na área como Romário, se aparecer a chance, pode marcar. Acho que pode ser candidato à Presidência pelo PSDB e, para almejar esse papel, é preciso marcar Lula em cima. É o que ele está fazendo."

FORO

Uma eventual ação criminal contra Fernando Henrique terá de ser protocolada na Justiça de primeira instância. Ele não tem mais direito de ser investigado e julgado criminalmente perante o Supremo Tribunal Federal. A legislação brasileira garante às autoridades o foro privilegiado. No caso de presidentes da República, os inquéritos e as ações têm de tramitar perante o STF. Quando deixam o posto, porém, perdem esse privilégio.