Título: Aldo falta e sessão fica sem quórum
Autor: Denise Madueño
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/02/2006, Nacional, p. A8

Fracassou ontem, pela segunda vez consecutiva, a tentativa do presidente da Câmara, deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), de garantir quórum para as sessões plenárias na segundas e sextas-feiras mediante cotas de presença para os partidos. Mais uma vez sem quórum e sem sessão, está praticamente descartada a possibilidade de o plenário votar processo de cassação na convocação extraordinária, que termina dia 14.

O andamento dos pedidos de cassação foi um dos principais argumentos para o trabalho no recesso pelo qual os parlamentares tiveram direito a receber dois salários extras. Aldo disse que pretende concluir a votação dos 11 processos até março. Ele alertou os que podem ter interesse na não realização das sessões para adiar eventuais cassações. "Não podemos arrastar os processos. Se a falta de quórum for algum tipo de feitiço, o risco é ele se voltar contra o feiticeiro."

A falta de quórum está atrasando o início do prazo de cinco sessões que deve ser contado para que os deputados Professor Luizinho (PT-SP) e Roberto Brant (PFL-MG) entrem com recurso na Comissão de Constituição e Justiça contra a aprovação do pedido de cassação de seus mandatos pelo Conselho de Ética. Com ou sem recurso, o prazo tem de ser respeitado antes de o processo entrar na pauta de votação da Câmara.

Ontem, nenhum deputado do próprio partido de Aldo estava na Casa. Aldo chegou à Câmara às 17h45, depois do horário da sessão. O deputado Pauderney Avelino (PFL-AM) criticou a ausência de Aldo no horário da sessão. "A democracia permite que você responsabilize quem quiser. Um pode responsabilizar o presidente da Câmara, outro o papa. É um direito democrático", respondeu Aldo.