Título: Catavento fica pronto em 4 meses
Autor: Renata Cafardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/02/2006, Vida&, p. A12

A Prefeitura promete para daqui a quatro meses a inauguração do Catavento, um espaço inspirado nos museus de ciências para o público infanto-juvenil que existem em vários países. A idéia é agrupar no Palácio das Indústrias, antiga sede da Prefeitura no Parque D. Pedro II, instalações interativas nas áreas de ciência e tecnologia.

Entre as instalações já programadas estão o homem virtual, concebido pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; uma instalação de nanotecnologia da Universidade Estadual de Campinas e outra que permite ver em tempo real as imagens dos observatórios brasileiros.

"Há muitas atrações encondidas, não precisamos inventar nada", diz Sergio Silva de Freitas, membro do conselho de administração do Banco Itaú, que toca o projeto a pedido do prefeito José Serra.

Segundo ele, já há R$ 2,5 milhões em verbas, tanto municipais quanto da iniciativa privada, para o Catavento. O nome foi escolhido para atrair o público infantil - inicialmente se chamaria Museu da Criança, mas a Prefeitura preferiu não a usar a palavra museu. O projeto conta com a ajuda do pesquisador Ernesto Hamburger, da Estação Ciência.