Título: Queimados e bem bronzeados
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/01/2006, País, p. A3

Branco, só o nome do recesso no Congresso. Os parlamentares voltaram bronzeados do contato que tiveram com suas bases eleitorais. Nas praias, claro. Um bronzeado constrangido, já que as Casas foram alvo de artilharia pesada durante o recesso. Muitos tentaram se desculpara pelas marcas causadas pelo excesso de sol.

- Isso aqui foi bronzeamento artificial - desconversou o deputado Alberto Fraga (PFL-DF).

Vermelho feito um tomate, Fraga admite para os colegas do PFL que passou uma temporada em uma casa de praia em Sergipe. Mas o recesso do Congresso não tem cor partidária. O líder do PT, deputado Henrique Fontana (RS), também exibe a cor da bandeira de seu partido no rosto, resultado do excesso de sol em uma praia de Santa Catarina.

- Só deu para passar três dias em Ibiraquera - jura Fontana.

O presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini, viajou para a Bahia. Funcionários do Congresso viram Berzoini na Praia do Forte, hospedado desde o início do mês na pensão Tatuapara. Foi um dos parlamentares que não exageraram nos banhos de sol. O deputado Neucimar Fraga (PL-ES) também exibe seu bronzeado.

- Só deu para pegar roça - brinca.

O deputado Ônix Lorenzoni (PFL-RS) trouxe de Santa Catarina uma vermelhidão no rosto, fruto do excesso de sol. Ônix, no entanto, conseguiu conciliar sol com trabalho. Ônix passou vários dias fazendo contatos com autoridades que prestariam depoimentos na CPI dos Correios. Outra que soube conciliar praia e trabalho foi a senadora Ideli Salvatti (PT-SC). Ela exibiu esta semana um bronzeado e uma alegria que chamaram a atenção na CPI dos Correios.

Não foi só o sol que queimou a pele dos deputados. O relator do Orçamento, deputado Carlito Merss (PT-SC), tenta explicar aos colegas de parlamento as pequenas queimaduras que ganhou nas orelhas. Carlito garante que as queimaduras são fruto do excesso de frio em Machu Picchu, o enigmático sítio arqueológico do Peru.

Uma das poucas ''caras pálidas'' do Congresso, a deputada Zulaiê Cobra (PSDB-SP) só ficou vermelha ontem durante um depoimento raivoso na tribuna da Câmara. Ela reclamava para o também pálido presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP), da artilharia das emissoras de televisão e dos jornais contra o Congresso no mês de recesso branco. Após o discurso, a deputada explicou porque voltou branca:

- Sou de gabinete mesmo.

A deputada aproveitou para fazer um trocadilho entre o excesso de bronzeado e a imagem dos colegas durante o recesso branco:

- Tá todo mundo queimado!