Título: PT não sabe informar se pagou pelo uso da aeronave
Autor: Rosa Costa
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/02/2006, Nacional, p. A4

O PT informou ontem que vai analisar sua prestação de contas para verificar se pagou o aluguel de um avião particular para que o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, se deslocasse durante viagem a São Paulo em 2003. Segundo o ministro, a viagem foi "de interesse partidário, com avião particular".

A legenda prometeu, por meio de sua Assessoria de Imprensa, dar uma resposta nos próximos dias ao questionamento feito pela reportagem do Estado a partir das informações prestadas pelo empresário José Roberto Colnaghi. Segundo Colnaghi, Palocci viajou em seu avião de graça, em 2003, para participar de um evento do PT em São Paulo. A informação contradiz versão do ministro apresentada à CPI dos Bingos.

Antes de informar que não tinha condições de dar a informação sobre o possível aluguel do avião para uso de Palocci, a Assessoria de Imprensa do PT nacional sugeriu que um contato fosse feito com o diretório de São Paulo.

Então secretário de Finanças do PT estadual, Danilo de Camargo, afirmou que se recordava de o partido ter contratado empresas de locação de aviões, inclusive para deslocamento de Palocci. "O diretório estadual já alugou jatos para o transporte de Palocci e as despesas foram pagas", afirmou o ex-secretário de Finanças do partido em São Paulo e atual presidente da Comissão de Ética do PT nacional.

Alegando que estava fora da sede do partido, Camargo afirmou: "Não sei de cabeça quais empresas foram contratadas, se uma delas era do Colnaghi e quantas vezes." Ele, no entanto, se comprometeu a fazer o levantamento e prestar esclarecimentos entre hoje e amanhã.

O atual tesoureiro do PT, Paulo Ferreira, também foi procurado ontem. A reportagem do Estado deixou recados com assessores de Ferreira, que estaria em uma série de reuniões durante toda a tarde. O tesoureiro petista não respondeu aos telefonemas até o fechamento da edição. Ricardo Berzoini, presidente do PT, também foi procurado, mas recomendou que fossem acionadas a Assessoria de Imprensa e o próprio tesoureiro Paulo Ferreira.