Título: Partido entrará com duas ações contra ex-presidente
Autor: Vera Rosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/02/2006, Nacional, p. A6

O PT vai entrar na Justiça com duas ações contra o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, pedindo sua condenação criminal e civil. A informação foi dada ontem pelo advogado do PT, João Piza, para quem as declarações de Fernando Henrique "tipificam crime contra a honra do partido, dos militantes e de alguns dirigentes".

"Qualquer ser humano que fosse aquinhoado com a adjetivação de que sua ética é roubar teria de se defender processando o agressor boquirroto", argumentou o advogado. Ele deve entrar com as ações na Justiça entre amanhã e terça-feira, segundo o presidente do PT, Ricardo Berzoini.

No que se refere à ação civil, explicou Piza, será requerida a responsabilização de Fernando Henrique por dano moral. Em relação à ação criminal, trata-se, segundo o advogado, de crime contra a honra. "A questão é técnica, não é política", insistiu Piza. "Até se ele falasse alguma coisa sobre um ex-administrador público condenado a 8 anos de cadeia seria ofensivo."

Ontem, Piza não demonstrou preocupação em relação à declaração do ex-presidente no programa Roda Viva de que pedirá a exceção da verdade, caso o PT confirme a abertura de processo contra ele. "Vamos aguardar serenamente o processo", disse o advogado do PT.

Berzoini voltou ontem a reclamar de Fernando Henrique . "Ao falar que vai pedir exceção da verdade, o ex-presidente assume que falou sem ter qualquer base. Ele se pauta apenas em declarações dispersas e denúncias feitas que nem a CPI, que tem investigado obsessivamente, conseguiu provar", afirmou. No Instituto Fernando Henrique, em São Paulo, ontem ninguém soube informar quem o defenderia o no caso.