Título: Seca põe 77% do Ceará em estado de emergência
Autor: Carmen Pompeu
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/02/2006, Nacional, p. A10

A seca que atinge o Nordeste levou 142 dos 184 municípios cearenses, ou 77% deles, a decretarem estado de emergência. O Ministério da Integração Nacional reconheceu essa situação em 123 deles e, caso se confirme a previsão de chuvas abaixo da média histórica, segundo anúncio da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), o cenário de fome e sede no Estado deve perdurar.

Em Irauçuba, no norte do Ceará, quase todos os reservatórios secaram e os leitos dos rios estão rachando. Carcaças de animais pelo caminho dão um ar de desalento à paisagem. Para matar a sede, o sertanejo depende dos carros-pipa, mas o programa de distribuição de água enfrenta problemas.

Em Amontada, a falta d'água para o consumo humano atinge do sertão à sede do município. O prefeito Edivaldo Assis de Jesus (PT) decretou estado de calamidade pública.

Caminhar até 10 quilômetros com a lata d'água é a rotina de muitos moradores de Ocara, cidade localizada a 87 quilômetros de Fortaleza. Cerca de 70% da população dessa cidade, de 24 mil habitantes, vive no meio rural.

MEDIDA PROVISÓRIA

A promessa de retomada do programa de distribuição de água através dos carros-pipa, parado há uma semana, reacendeu a esperança da população das áreas mais atingidas. A ação é coordenada pelo Exército.

O programa deve ser reativado nos próximos dias, com a publicação de uma medida provisória assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que destina R$ 35 milhões a municípios nordestinos atingidos pela estiagem.

No sul do Ceará, mais precisamente na região do Cariri, o cenário é bem melhor, pois a chuva voltou. Em Juazeiro do Norte, terra de Padre Cícero, o verde da vegetação trouxe esperança à população. Em Lavras da Mangabeira, uma chuva de 120,3 milímetros elevou o volume das águas do açude da cidade.