Título: Deputados faltam por causa da campanha
Autor: Denise Madueño
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/02/2006, Nacional, p. A11

O presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP), atribui a falta de quórum que impediu a realização das sessões de sexta-feira e segunda-feira às atividades normais dos deputados em suas bases em ano eleitoral. Na semana passada, ele instituiu cotas de presença para os partidos nas segundas e sextas, quando não há votação, para contar prazos nos processos de cassação dos deputados acusados de envolvimento no mensalão.

Aldo também faltou às duas sessões. Desde janeiro, ele usa as sextas e segundas-feiras para ir aos Estados tratar de projetos de desenvolvimento regional.

Por que não houve quórum nas últimas sessões?

Por causa da época de campanha. Nas segundas e sextas os deputados vão para suas bases procurar seus cabos eleitorais, conversar com vereadores e se encontrar com líderes regionais.

A proposta de instituir cotas de presença foi inadequada?

Não foi feita uma proposta. Foi um esforço para que os líderes mobilizassem as bancadas. Se cada partido mobilizasse poucos deputados seria suficiente. Não foram estabelecidas cotas, o regimento não permite isso.

Caberia ao sr. estar presente às sessões, para dar exemplo?

Não, porque tenho compromissos, como presidente da Câmara, fora dela. Estou visitando Estados que estão à margem do processo decisório. É o caso do Amapá, que faz fronteira com a Guiana Francesa, mas não tem uma ponte que ligue os dois porque um acordo para construir essa ponte não foi votado até hoje. Na Câmara as decisões são tomadas pelos líderes partidários e não de acordo com os Estados. Dificilmente um deputado de um Estado pequeno é líder da bancada de seu partido.

O senhor mandou um recado aos interessados em atrasar os processos de cassação ao dizer que, se a falta de quórum fosse um feitiço, ele poderia virar contra o feiticeiro?

Pensei que poderia haver esse interesse, mas analisei a lista de presença da Câmara e vi que partidos que estão com deputados respondendo a processos na Casa cumpriram a meta e deram quórum. (Na segunda-feira, PP e PFL, que têm deputados sendo processados, deram presença além da cota)

Vai haver quórum para realizar a sessão na próxima sexta?

Vai ter quórum. Vamos fazer um esforço maior.

Por quê? O que lhe dá essa segurança?

Porque sou um otimista.