Título: Pontes falará 3 vezes com a Terra
Autor: Jamil Chade
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/02/2006, Vida&, p. A16

A Agência Espacial Brasileira (AEB) passou parte do dia de ontem negociando com os russos em Moscou sobre como será a transmissão das imagens da missão para o País e a comunicação entre o astronauta Marcos Pontes e Brasília. O governo brasileiro quer que Pontes responda a perguntas das pessoas por meio de uma central que está sendo planejada.

O astronauta falará com a Terra em três ocasiões nos dez dias da missão. A primeira será com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A segunda, com jornalistas e cientistas. O governo estuda como transmitir sinais para algumas capitais de maneira que a população possa se comunicar ao vivo com o astronauta. O projeto, porém, envolveria gastos extras para a AEB.

Hoje, no Centro de Treinamento de Cosmonautas, perto de Moscou, Pontes e os outros dois astronautas que viajarão com ele darão uma entrevista coletiva. Mais de cem jornalistas de todo o mundo são esperados.

A missão está chamando a atenção da mídia russa. Segundo o jornalista especializado em programas espaciais Alexei Kovalev, parte do interesse é explicada pela presença de um brasileiro na nave e parte pelo pagamento pela carona. "Trata-se de dinheiro real para a Agência Russa."

Os mais cínicos apontam que, enquanto o Brasil pagará até US$ 12 milhões pelo vôo, os russos vão gastar US$ 1,5 milhão para a seleção brasileira fazer um jogo amistoso contra a Rússia no dia 1.º, em Moscou, o maior cachê já pago por um país para ver o Brasil jogar. Um dos vice-diretores da Agência Espacial Russa Vlacheslav Lisitsin brinca: "Estamos cooperando na área espacial com o Brasil para ver se aprendemos a jogar futebol".