Título: OAB pede apoio de Aldo contra nepotismo
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/02/2006, Nacional, p. A8

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Roberto Busato, e dirigentes de várias seccionais da OAB nos Estados reivindicaram ontem do presidente da Câmara, deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), pressa na votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 334 - que põe fim ao nepotismo nos três Poderes.

Os advogados entregaram a Aldo um abaixo-assinado com 5 mil assinaturas de cidadãos de todos os Estados em apoio à aprovação urgente da PEC antinepotismo. Segundo eles, o presidente da Câmara afirmou que há disposição da presidência da Casa em acolher a proposta.

A maior dificuldade, disse Aldo, são 5 medidas provisórias e 12 processos de perda de mandato de parlamentares - que se sobrepõem inclusive às MPs em termos de prioridade. "A pauta está trancada por essas contingências e não podemos apreciar nada até que sejam votadas", explicou Aldo Rebelo aos advogados. Ele acenou com a possibilidade de um acordo de líderes para decidir a questão com brevidade.

Busato lembrou que "há certos grilhões no Brasil que ainda defendem o nepotismo, uma prática nefasta". Para ele, se o Congresso definir logo a questão "todo esse sentimento antigo que ainda está arraigado em alguns tribunais terá de ser superado".