Título: Edson Vidigal diz que País tem 'Justiça para pobres'
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/02/2006, Nacional, p. A8

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Edson Vidigal, afirmou em entrevista à Rádio CBN Manaus, sexta-feira, que no Brasil existe uma "justiça PPV, para pobre, puta e veado". Questionado pelo entrevistador por que a justiça no Brasil "só existe para pobres", Vidigal confirmou: "Concordo plenamente: é a justiça do PPV, para pobre, puta e veado. São as pessoas mais discriminadas, as minorias. Isso acontece porque não têm defensores. Os ricos, que têm advogados, não vão para a cadeia: eles conseguem escapar dos processos porque a lei no Brasil é tão emaranhada que é preciso gente muito especializada para enfrentar essa selvageria que é nossa legislação processual." A declaração polêmica do presidente do STJ foi ao ar sexta-feira, ao vivo, e ontem pela manhã.

O entrevistador, radialista Ronaldo Tiradentes, questionou o fato de um amazonense ter sido condenado à pena de morte na Indonésia, por tráfico de drogas, "também um país pobre, mas onde a Justiça funciona", mesmo com o pedido do presidente Lula para que fosse revista a pena máxima.

"Mas há pouco tempo tentaram soltar uma pessoa presa por pedofilia no Brasil e eu disse a um embaixador deste país que no Brasil esse crime é hediondo e ele iria continuar preso. Agora a luta é para estimular a criação de defensorias públicas, em favor de quem não pode contratar advogados."