Título: Exibição de vídeo cria saia-justa no Planalto
Autor: Vânia Cristino
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/02/2006, Economia & Negócios, p. B1

A solenidade de apresentação do pacote de incentivo à construção foi marcada por uma situação estranha: antes de o presidente começar seu discurso, a assessoria do Planalto programou a apresentação de um vídeo, como é comum. Porém, dessa vez, o vídeo era uma reportagem da TV Globo sobre o financiamento da habitação, exibida em 17 de janeiro.

A própria emissora não foi avisada de que o material seria usado. A reportagem mostrava um gráfico da evolução de investimentos no financiamento habitacional, dizendo que passara de R$ 5,049 bilhões em 2002, último ano do governo Fernando Henrique Cardoso, para R$ 9,2 bilhões em 2005. Foi por essa parte do programa que Lula ficou interessado.

Mas o material incluia ainda as críticas de que o programa de incentivos era eleitoreiro e termina com o deputado Eduardo Paes (PSDB-RJ) acusando o governo de lançar "notícias demagógicas". No silêncio que se seguiu ao vídeo, o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, limitou-se a dizer: "Acho que não é o caso de comentar."

A assessoria do Planalto considerou apropriado o uso da reportagem. Assessores mais próximos de Lula, porém, esclareceram que ele não pretendia que a reportagem toda fosse mostrada.