Título: Medidas vão estimular consumo `formiguinha¿
Autor: Vânia Cristino
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/02/2006, Economia & Negócios, p. B1

A reação das entidades do setor de moradia e construção foi positiva após o anúncio da redução do IPI de 41 produtos feito pelo presidente Lula. ¿A redução deve chegar a 4% no preço final e vai estimular o consumo `formiguinha¿, responsável pelo maior consumo de materiais de construção¿, disse o presidente do Sindicato da Habitação de São Paulo, Romeu Chap Chap. Cerca de 70% do consumo é feito pelo consumidor final, e 20% pelas construtoras. ¿Em 45 anos de mercado, eu nunca vi tantas medidas em prol da habitação popular¿.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Material de Construção (Abramat), Melvyn Fox, afirma que a construção de habitações será estimulada não só pela redução tributária, mas também pela quantidade de verbas disponíveis para o financiamento: R$ 18 bilhões. ¿A grande beneficiada será a população de baixa renda que constrói sua moradia com as próprias mãos.¿

O diretor executivo da Abramat, Roberto Zullino, afirma que o pacote vai contra a informalidade. ¿Os fabricantes informais passam a ter menos vantagens", justifica. ¿Essas medidas iniciam um círculo virtuoso, porque abrangem desde a indústria de materiais até o financiamento de famílias de baixa renda e de classe média¿. Para ele, a redução do imposto sobre materiais de construção poderá reduzir de 37% para menos de 35% a participação dos impostos nos custos de uma moradia popular, cujo orçamento gira em torno de R$ 14 mil. ¿Se alguém ficou de fora, poderá reclamar. Mas esse pacote demonstra o comprometimento do governo com a construção,¿ reitera. Para o diretor da Abramat, as medidas terão impacto já este ano no faturamento do setor, que encerrou 2005 com queda de 10,96% no faturamento real.

As empresas de fabricação e venda de materiais de construção também se mostraram otimistas. ¿Estou satisfeito com o fato de que estas medidas vão beneficiar um setor forte em geração de empregos¿, disse Jean-Pierre Floris, presidente do Grupo Saint-Gobain, que produz vidros planos e em chapas, argamassa, produtos que tiverem redução de IPI de 10% para 5%, e caixas d¿água, que tiveram a alíquota zerada.

A rede de lojas Leroy Merlin informou que a diminuição de preços dos materiais no varejo exigirá um esforço de negociação entre fornecedores e lojistas, para que o consumidor final seja beneficiado logo.

BUROCRACIA

O pacote, porém, não é a solução para todos os problemas. ¿Dinheiro e juros estão deixando de incomodar, mas ainda existe a burocracia¿, diz Chap Chap. ¿Financiamento de imóvel não sai em menos de quatro meses.¿ O coordenador do Comitê de Habitação da Fiesp, José Carlos de Oliveira Lima, afirmou que ¿só reduzir IPI e aumentar o volume de crédito não resolve, com esta burocracia¿. Segundo Lima, em 2005 apenas 13% dos recursos previstos no orçamento da União para a habitação foram utilizados.

Em nota, a Fiesp reivindicou para si a influência sobre esta decisão. A entidade disse que ¿mais uma vez¿, o governo atendeu às reivindicações por ela apresentadas. Alguns tópicos do pacote, segundo a Fiesp, foram apresentados ao governo num evento realizado no ano passado. A entidade considerou o anúncio ¿positivo¿ para o setor.