Título: Lula é desaconselhado a abrir ano legislativo
Autor: Denise Madueño
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/02/2006, Nacional, p. A7

O presidente Lula quer comparecer à sessão solene de abertura do ano legislativo, que começa oficialmente amanhã, mas está sendo desaconselhado a fazê-lo. Setores do Planalto temem que Lula seja mal recebido pela oposição que, segundo assessores presidenciais, planejaria fazer um protesto contra o governo, em que não faltariam faixas e palavras de ordem.

O líder da minoria de oposição na Câmara, José Carlos Aleluia (PFL-BA), disse ontem desconhecer um movimento articulado para organizar um protesto. Mas advertiu que, a seu ver, "Lula terá que ser recebido como um presidente corrupto".

Numa iniciativa inédita, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Nelson Jobim, já comunicou que prestigiará a sessão solene. A idéia é mostrar que não há conflito entre os Poderes e que as instituições sobreviveram à crise.

Por tradição, quem costuma entregar a mensagem presidencial anualmente ao primeiro-secretário da Mesa do Congresso é o chefe da Casa Civil - hoje, Dilma Rousseff. Mas depois da crise que abalou a imagem do governo e desgastou seu relacionamento com o Congresso, Lula manifestou o desejo de ele mesmo falar aos parlamentares.

Se comparecer, Lula quebrará um jejum de mais de 10 anos entre os presidentes. O último a comparecer à abertura dos trabalhos foi José Sarney, segundo a Secretaria do Congresso.