Título: Cresce o nível de confiança
Autor: Márcia De Chiara
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/02/2006, Economia & Negócios, p. B14

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), apurado pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio- SP), cresceu 4,6% neste mês em relação a janeiro. O indicador, apurado mensalmente pela entidade que consulta 2 mil paulistanos para avaliar as expectativas atuais e futuras com relação à situação econômica, atingiu neste mês 138,2 pontos. O indicador varia numa escala de zero a 200, na qual zero indica pessimismo total e 200 otimismo total.

Houve crescimento tanto no indicador que mede a confiança no futuro, que aumentou 6,8% de janeiro para fevereiro, quanto no índice que avalia a confiança no momento presente. Neste caso, porém, o acréscimo foi menor no período, de 1,1%. A diretora da Assessoria Econômica da Fecomércio-SP, Fernanda Della Rosa, destaca que o indicador futuro foi puxado pela maior confiança dos consumidores com renda elevada, que ganham mais de dez salários mínimos. No caso do índice atual, foi impulsionado pelos consumidores com menores rendimentos. Segundo a Fecomércio, essa melhora pode ser atribuída ao fato de os consumidores terem conseguido quitar parte de suas dívidas com o recebimento do 13.º salário e às facilidades do crediário.

No geral, dois fatores influenciaram os resultados positivamente. Um deles é o fato de 2006 ser um ano eleitoral e a confiança estar atrelada ao cenário político. O outro é a perspectiva de maior crescimento do PIB.