Título: Lula discutirá com BID apoio a infra-estrutura
Autor: Fabio Graner
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/02/2006, Economia & Negócios, p. B13

Moreno, presidente da instituição, faz 1.ª visita ao País

O presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno, faz nesta semana sua primeira visita oficial ao Brasil desde que assumiu o posto, em outubro. Com uma agenda apertada, Moreno tem reunião quinta-feira com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto.

Além de assinarem o convênio para a realização da Assembléia Geral de Governadores do BID, o maior evento organizado pelo organismo multilateral, previsto para ser realizado de 3 a 5 de abril em Belo Horizonte, Moreno e Lula discutirão pelo menos três outros temas, de acordo com informações da assessoria do banco.

Um deles é a iniciativa do BID de conceder empréstimos em moeda local para municípios pequenos e médios, que hoje têm dificuldades para chegar ao mercado internacional. Além de melhorar a capacidade de financiamento desses municípios, os empréstimos em real eliminam o chamado risco cambial para as prefeituras. Moreno deve apresentar ao presidente Lula o modelo dos empréstimos.

Moreno deve apresentar ainda ao presidente Lula a idéia de introduzir mecanismos de financiamento a projetos que envolvam o setor público e o privado, não apenas nas PPP (Parcerias Público-Privadas), mas também em obras que envolvam, por exemplo, concessão, como rodovias. Este tema está ainda sendo trabalhado no BID, que pretende montar um programa para atender a este objetivo.

Lula e Moreno deverão falar ainda sobre projetos de grandes investimentos em infra-estrutura do Brasil. O presidente do BID pretende mais ouvir do que falar. Ele está interessado nos rumos que o País está tomando nesse sentido, os planos de expansão da infra-estrutura nacional e quer entender melhor quais serão as necessidades de financiamento para tirar os projetos do papel.

AGENDA

A chegada do presidente do BID estava prevista para a noite de ontem em Manaus. Hoje, ele tem encontro, pela manhã, com o governador do Amazonas, Eduardo Braga, e visitará projeto financiado pelo banco na área de desenvolvimento social e ambiental.

Amanhã, Moreno participa, em Campinas, de evento do banco com organizações da sociedade civil de 25 países da América Latina, Caribe e EUA. Na quinta-feira, após a reunião com Lula, em Brasília, o presidente do BID inaugura no Palácio do Planalto a exposição Faces do Desenvolvimento, com fotografias de pessoas beneficiadas por programas da instituição.

À tarde, vai a Belo Horizonte, para se encontrar com o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, e para manter reuniões sobre a assembléia do BID, em abril.