Título: 'Se sair, Serra vai ter de se explicar', diz Berzoini
Autor: Luciana Nunes Leal
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/02/2006, Nacional, p. A4

Além de atacar prefeito, ele avisa que PT entrará hoje com ação contra FHC por 'ofender pessoas honestas'

O presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), atacou tanto o prefeito de São Paulo, José Serra, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso no programa Roda Viva exibido ontem pela TV Cultura. "O prefeito vai ter de se explicar", alfinetou, acrescentando que, se sair da Prefeitura no meio do mandato para concorrer à Presidência, Serra vai quebrar sua palavra e uma promessa de campanha. Ele avisou, ainda, que o PT entrará hoje com ação na Justiça contra FHC, acusando-o de "ofender a honra de pessoas honestas".

Mais tarde, a jornalistas, ele frisou que o prefeito está diante do desafio de manter sua palavra aos paulistanos. "E não será o PT que vai cobrar, mas a opinião pública. A palavra é algo muito valorizado hoje nos políticos. Portanto, qualquer tipo de incoerência pode ser cobrado."

Falando sobre FHC, que em entrevista declarou que "a ética do PT é roubar", Berzoini garantiu que a crítica não foi esquecida. "Ele foi extremamente infeliz. FHC ofendeu a honra de 840 mil filiados em todo o País e tentou entrar no jogo político de forma ofensiva. A direção do PT não aceita isso e eu percebo um movimento na base para ter ações individuais."

Berzoini comentou que o PT sempre fez forte oposição ao governo FHC, mas nunca desferiu ataques semelhantes. "Em 1999 vários setores do PT propunham o movimento Fora FHC e o próprio presidente (do partido) então, José Dirceu, e outros dirigentes foram contra, por acharem que seria uma forma muito agressiva de oposição."

REELEIÇÃO

Ele reiterou que o PT não apressará o presidente Lula a decidir se tentará a reeleição. "O presidente deve dizer somente quando entender que está na hora de se dirigir ao País como candidato." Mas ressaltou que o candidato será mesmo Lula, pois não há nenhum líder tão conhecido no PT.

"O lulismo é uma conseqüência natural de um carisma e uma personalidade tão rica quanto a do presidente Lula, do ponto de vista de sua capacidade política, de sua capacidade de mobilização", elogiou. Para Berzoini, o fato de pesquisas indicarem o PT como favorito, mesmo depois da longa crise, mostra a força do petismo hoje.

Quanto ao PMDB, Berzoini disse que uma aliança não é essencial para a candidatura de Lula, mas o PT a deseja. "Seria muito bom, não só eleitoralmente, mas também do ponto de vista de governabilidade." Presente nos estúdios da TV Cultura, o presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), reagiu: "Qualquer conversa será só no segundo turno."

MENSALÃO

Ainda no Roda Viva, Berzoini defendeu os petistas envolvidos nas denúncias do mensalão. Afirmou que vários integrantes do PT cometeram erros e isso merece ser reavaliado, mas ressaltou que há nesse grupo pessoas honestas. "Não são pessoas que devam ser demonizadas."