Título: Alckmin vai a grupo de Maia para atrair PFL
Autor: Marcelo de Moraes
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/02/2006, Economia & Negócios, p. A5

Após conversa, discurso é de que crescimento de Lula não assusta

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) tomou café da manhã com o líder do PFL na Câmara, Rodrigo Maia (RJ). O encontro, em São Paulo, foi uma tentativa de aproximação com o grupo de seu pai, o prefeito do Rio, César Maia (PFL), que já declarou preferência pelo outro pré-candidato tucano à Presidência, o prefeito José Serra.

Os dois concordaram que há um terreno bastante fértil para a candidatura de oposição, apesar da recuperação do presidente Lula nas pesquisas. Maia lembrou que, nos últimos dez anos, a avaliação dos governos é mais positiva no primeiro trimestre. "Isso se deve ao aquecimento da economia, especialmente do comércio, no fim de ano. Há a geração de empregos temporários e melhora a avaliação por causa da recuperação de algum poder aquisitivo. Além disso, Lula tem praticamente feito campanha nos últimos meses."

Ambos avaliam que o crescimento de Lula está longe de ser irreversível. "Existe grande espaço para uma candidatura de oposição. A oposição é favorita na disputa", opinou Maia.

Depois, Alckmin visitou a Escola Estadual Olga Benatti, na Vila Prudente, onde beijou crianças, distribuiu autógrafos, tirou fotos e almoçou com os alunos. Ele sugeriu a criação de uma lei de responsabilidade social. "Como temos a Lei de Responsabilidade Fiscal, teríamos uma legislação para avaliar políticas públicas, onde estamos investindo e qual o efeito na redução da pobreza", explicou.

Alckmin também propôs que o PSDB defina critérios de escolha entre ele e Serra, sem descartar a idéia de prévias. Ele confirmou que quinta-feira vai se reunir com Serra, o presidente do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), o governador de Minas, Aécio Neves, e o ex-presidente Fernando Henrique.

Ao ser indagado se manteria um encontro direto com Serra, do tipo olho no olho, Alckmin desconversou e brincou: "Olho a olho, só eu e a Lu (sua mulher), né? O governador tem bom gosto."