Título: Oposição quer Caixa na mira da CPI dos Correios
Autor: Diego Escosteguy
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/02/2006, Economia & Negócios, p. B7

Após informação de que o BC prepara devassa no banco, parlamentares do PSDB e do PFL pedem convocação do presidente da instituição

A oposição defendeu ontem que a CPI dos Correios centre foco nas investigações sobre os contratos e as operações da Caixa Econômica Federal feitos nos últimos anos. Parlamentares do PSDB e do PFL avaliam que a convocação do presidente da Caixa, Jorge Mattoso, para prestar esclarecimentos na CPI se tornou inevitável - as articulações para aprovar a ida dele ao Congresso começaram ainda ontem. O requerimento deverá ser votado pela comissão amanhã.

As intensas movimentações políticas são uma resposta à reportagem publicada ontem pelo Estado, que revelou a decisão do Banco Central de conduzir um pente-fino na Caixa a partir de março. A reportagem também mostrou o teor de auditorias do BC e documentos internos do banco, que apontam problemas e falhas estruturais na gestão da instituição.

Por causa do "permanente descumprimento" das determinações do Banco Central, mostrou o Estado, a Caixa ainda é classificada sigilosamente pelo BC como "em evidência", situação em que se encontra desde 2001. É uma espécie de alerta interno do BC para bancos que exigem maior atenção. Até agora, não se sabia que a Caixa estava sendo vigiada tão de perto pelo BC. A Caixa garante que todos os problemas apontados pelo BC estão sendo resolvidos.

Para o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), integrante da CPI, a Caixa merece um capítulo à parte no relatório final da comissão. "Estou convencido de que a Caixa foi aparelhada pelo PT para servir aos interesses do partido e está sofrendo com uma gestão temerária", criticou, citando os casos dos contratos com o BMG, com a Gtech, além da polêmica com o financiamento para a construção da Vila Pan-Americana. "Já há farto material para incluir a Caixa no relatório final da CPI. A fiscalização do BC é uma prova disso."

O senador vai apresentar um requerimento pedindo ao BC todas as informações sobre os procedimentos em curso na Caixa. Dias também espera aprovar a convocação de Mattoso. "É do interesse dele e da Caixa prestar os esclarecimentos sobre as irregularidades investigadas pela CPI", ponderou.

O líder do PFL na Câmara, deputado Rodrigo Maia (RJ), concorda com a convocação de Mattoso. E vai além. "É preciso apurar a conduta do Banco Central nos episódios investigados pela CPI e saber se, no caso da Caixa, o BC está agindo com toda a presteza que a situação exige", defendeu. "O BC não contestou os empréstimos de Marcos Valério com o Rural e com o BMG. Alguém do banco tem que explicar à CPI como esses assuntos estão sendo tratados."

O líder do PFL no Senado, José Agripino (RN), reagiu com surpresa à reportagem. "Nunca vi nada parecido. Era só o que faltava de ineditismo no governo Lula: a fiscalização do BC descobrindo a Caixa em situação sofrível. Pior do que a falha é a reincidência do erro", afirmou.