Título: Europa pede calma para enfrentar a gripe aviária
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/02/2006, Vida&, p. A11

Mais um cisne morto foi achado, agora na Eslovênia; na Nigéria, há duas crianças com suspeita da doença

Governantes europeus pediram calma à população ontem, depois que vários casos de aves selvagens mortas pelo vírus H5N1 foram confirmados pela primeira vez em países da União Européia. Além de Grécia, Itália e Bulgária, o micróbio da gripe aviária pode ter chegado à Eslovênia, onde mais um cisne morto foi encontrado com sintomas da doença. Amostras foram enviadas à Inglaterra para confirmação.

"Temos que manter a calma", disse o ministro da Saúde francês, Xavier Bertrand. "De acordo com as informações que estão chegando da Itália, Grécia e Bulgária, assim como da Nigéria, ainda estamos lidando com uma gripe aviária, ou seja, que ataca aves. Nunca houve um caso de transmissão entre humanos."

Na Itália, as autoridade sanitárias pediram à população para não encostar em nenhuma ave morta. Desde sábado, 22 cisnes selvagens foram encontrados mortos em três região do sul do país, 5 deles infectados com o H5N1 (a forma mais virulenta do vírus). O grande medo dos especialistas é que o H5N1 sofra mutações que o permitam passar de pessoas para pessoas.

Na Nigéria, onde a doença também foi confirmada em aves de uma fazenda na semana passada, as autoridades aguardam o resultado dos exames de duas crianças que podem ter sido infectadas pelo vírus.