Título: Olmert: com Hamas, jogo muda
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/02/2006, Internacional, p. A9

O primeiro-ministro interino de Israel, Ehud Olmert, advertiu ontem que "as regras do jogo vão mudar" quando o novo Parlamento palestino, controlado pelo Hamas, tomar posse. Segundo o líder israelense, esse fato vai transformar a Autoridade Palestina (AP) numa entidade do Hamas, que Israel define como organização terrorista.

O grupo extremista palestino ganhou o direito de formar o novo governo palestino ao vencer as eleições legislativas de janeiro. "De nosso ponto de vista, quando os novos legisladores palestinos tomarem posse de seus cargos, mudam as regras do jogo", insistiu Olmert recusando-se a entrar em detalhes. Ele reafirmou, no entanto, que Israel não vai negociar com um governo do Hamas, nem que seja formado por tecnocratas. "Não vamos dialogar com eles a menos que satisfaçam três exigências fundamentais para nós: o reconhecimento de Israel como Estado, a renúncia às armas e à violência e respeito aos acordos de Oslo (1993), assinados entre a Organização de Libertação da Palestina e Israel", acrescentou o primeiro-ministro interino israelense.

O Hamas conquistou nas eleições gerais de janeiro 74 das 132 cadeiras da Assembléia Legislativa palestina que vai realizar a sua primeira sessão na quinta-feira.