Título: Xiitas indicam Jaafari para chefiar novo governo
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/02/2006, Internacional, p. A8

Líder comandaria primeiro gabinete com mandato completo desde 2003

O primeiro-ministro Ibrahim al-Jaafari parecia ontem ter garantido a permanência no cargo no novo governo iraquiano, depois que seu bloco xiita, no poder, o nomeou a fim de superar a mesma crise que perseguiu seu último gabinete. Depois de semanas de disputas que expuseram divisões na Aliança Unida Iraquiana, o bloco recorreu a uma votação para escolher um candidato. Jaafari derrotou o economista pragmático Adel Abdul Mahdi por 1 voto.

Como maior grupo no Parlamento após ter conquistado 128 das 275 cadeiras, a aliança receberá do próximo presidente a missão de nomear um primeiro-ministro, a ser aprovado por maioria parlamentar simples, segundo a Constituição. Por isso é quase certo que Jaafari, um líder do Partido Dawa, chefiará o primeiro governo de mandato completo desde a queda de Saddam Hussein, em 2003.

Os desafios continuam enormes - uma insurgência que tem devastado o Iraque, sangrentas tensões sectárias e uma economia quebrada com a qual poucos investidores estrangeiros vão se envolver, apesar da vasta riqueza petrolífera.

Um dos problemas mais críticos não dá sinais de diminuir. Sunitas alegam que milícias xiitas ligadas aos parceiros de Jaafari na aliança governista operam esquadrões da morte contra sunitas. O governo nega.

Hussein al-Falluji, funcionário da sunita Frente do Acordo Iraquiano, reagiu com cautela à nomeação de Jaafari. "A questão não é se estamos felizes ou não com Jaafari. Isto é política. Respeitamos sua nomeação e acreditamos na mudança do Iraque pela via política. Nossa prioridade será trabalhar com Jaafari para pôr fim à ocupação americana", disse ele.

O fim das negociações na aliança xiita pode abrir caminho para o início do diálogo sobre a formação de um governo dois meses depois da eleição de 15 de dezembro. Os EUA, encorajados pela participação dos sunitas, esperam um novo gabinete equilibrado, que ajude a derrotar a insurgência sunita. "As prioridades do novo governo serão as mesmas: segurança, economia e reconstrução", disse Jafaari.