Título: Governador diz que não recua
Autor: Carlos Marchi
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/02/2006, Nacional, p. A4

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, enfatizou que não vai abrir mão de sua pré-candidatura à Presidência pelo PSDB, mesmo que a cúpula do partido lhe peça isso no encontro previsto para hoje, na capital paulista. "Mais claro do que eu falo, impossível. Não mudei de posição", disse ele, em entrevista, ao ser indagado se estaria disposto a desistir em favor do prefeito de São Paulo, José Serra. "Encerro uma missão de quase 12 anos à frente do Estado e coloco meu nome para trabalhar pelo Brasil", completou, referindo-se inclusive ao período em que foi vice-governador.

Alckmin, que assinou na manhã de ontem uma lei de incentivo à produção cultural por meio de benefícios fiscais e recursos do próprio Estado, num evento na Sala São Paulo, insistiu em que a decisão do PSDB deve ser tomada de forma consensual. "Talvez não haja necessidade de prévias", concordou ele, que até a semana passada exigia uma consulta a outras instâncias partidárias.

O senador Tasso Jereissati (CE), presidente do PSDB, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o governador Aécio Neves (MG) almoçam hoje com Alckmin. Na semana passada, os três jantaram com o prefeito José Serra, num encontro que os alckmistas receberam mal.

AGENDA CHEIA

Hoje será um dia de agenda cheia para o governador. Logo de manhã ele tomará café com os 22 deputados estaduais e receberá o apoio deles para sua candidatura presidencial. À noite, participará de um jantar em Brasília, com a presença de toda a bancada tucana da Câmara dos Deputados.

Ao tratar de sua conversa com Fernando Henrique, Tasso e Aécio, Alckmin indicou que estará mais disposto a ouvir do que a falar. Mais uma vez, brincou com seu apelido de "picolé de chuchu", ao comentar o encontro com a cúpula: "Vai ter chuchu no encontro." O governador disse acreditar que os três líderes do partido ouvirão toda a base antes de definir o candidato presidencial tucano. "Os três não decidem. Eles vão ouvir o partido e interpretar as manifestações."

À noite, Alckmin participou de homenagem à socióloga Ruth Cardoso, mulher de Fernando Henrique, na abertura do Congresso Mundial de Oftalmologia, no Credicard Hall. Parte dos lucros do evento serão dirigidos a campanhas públicas contra a cegueira orientadas pelo programa Alfabetização Solidária.