Título: Partido procura coordenador
Autor: Vera Rosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/02/2006, Nacional, p. A6

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está à procura de um coordenador para sua campanha presidencial. O processo, entretanto, está repleto de idas e vindas. O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, anunciou, sexta-feira, que não assumirá a função e pretende terminar o governo à frente do Ministério da Fazenda. Outro nome forte, o ministro das Relações Institucionais, Jaques Wagner, também disse que prefere cuidar da própria campanha ao governo da Bahia.

Preocupados com a indefinição, alguns dirigentes petistas avaliam que é preciso clarear esse cenário, mesmo que Lula ainda demore a anunciar oficialmente sua candidatura. Outros políticos, como o governador do Acre, Jorge Viana, também cotado para a função, acham que não é preciso pressa. O assunto será tratado hoje na reunião de governadores petistas com a executiva do partido. À noite, eles se encontrarão com Lula.

Caberá ao presidente tentar unificar as duas alas do partido: a que quer o início imediato da campanha e a que prefere adiá-la ao máximo. No que depender de Viana, os apressados terão de esperar até que todas as campanhas, e não apenas a de Lula, estejam nas ruas. O ex-ministro da Educação Tarso Genro é, por enquanto, o único disposto a trabalhar para Lula. "A coordenação precisa estar definida apenas quando a campanha estiver encaminhada", avalia o presidente do PT, Ricardo Berzoini.