Título: Menu pomposo, mas sem pé nem cabeça
Autor: Vera Rosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/02/2006, Nacional, p. A6

Segundo dois renomados chefs, cardápio petista é uma desajustada farra culinária

Involtine de cenoura com caviar, roulé de salmão defumado, creme de frutos do mar flambado em conhaque, queijo brie, nozes e coulis de framboesa. Os nomes complicados são de alguns dos requintados canapés que abrirão o jantar de 26 anos do PT, em Brasília.

A lista feita para o deleite da companheirada petista é longa e pomposa: camarão aromático com coco e açafrão, cigarrete de berinjela com cream cheese e tomate seco, filetes de linguado com musseline de abacaxi. Mas tem também fogazza de mussarela, delícia de catupiry e bolinho de aipim com carne-de-sol.

São ao todo 23 petiscos no coquetel de entrada, dois tipos de salada, três acompanhamentos e três pratos principais. Tudo para comemorar o 26º aniversário do PT ¿ o último da primeira gestão de Luiz Inácio Lula da Silva na Presidência da República.

Um menu repleto de itens da boa mesa mundial, mas que, juntos, compõem uma desajustada farra culinária. A opinião é de dois renomados chefs da cozinha paulistana, ouvidos pelo Estado. Eles aceitaram analisar o cardápio, desde que seus nomes não fossem publicados. ¿Parece um jantar de sindicato turbinado pela Presidência.¿

O consenso é que a mistura de sabores não harmoniza e está carregada demais de queijos. ¿É um cardápio que não tem começo, meio e fim. Típico de quem não sabe comer e acha que tudo que é caro é bom¿, critica um dos chefs. ¿A melhor idéia seria abusar da cozinha brasileira, usar pratos mineiros, baianos... A cozinha brasileira é tão rica e tem muito mais a ver com o PT do que essa mistura que não tem nexo.¿

No jantar serão três tipos de pratos: camafeu de frango aos quatro queijos com molho de roquefort e uvas verdes; medalhão de filé à Lyonnais (molho de mostarda de Dijon, damascos, vinho e creme de leite); e farfalle ao molho de gorgonzola, vinho branco e sementes de papoula.

Mais uma vez, o problema da combinação é o excesso de queijo. ¿Dos três pratos principais, dois são carregados em queijo¿, disse o chef. ¿Parece até jantar de mineiro¿, ironiza. Para acompanhamento: arroz com açafrão e ervas finas, risoto de camarão e legumes. ¿Resta saber com o quê combina risoto de camarão. Com medalhão à Lyonnais ou com camafeu de frango?¿, brinca o chef.